Em uma galáxia não muito muito distante...


Você já pensou em se aventurar em criar programas de computação e de longe viu que era “muita areia pro seu caminhão”? Ou começou a programar e viu que nada fazia sentido? Se a dúvida permaneceu, provavelmente você já perguntou para várias pessoas na área qual era o “caminho mágico” para se tornar um programador sênior.

Imagino que você teve dois tipos de resposta: “Ih, é muita coisa que você vai ter que aprender. Melhor começar a estudar logo” ou “Começa em C/Assembly/Java/Linguagem do Cão”. Aí, acabou que você tentou, tentou, tentou e continuaram as coisas sem fazer sentido. Só tenho a certeza que não desistiu porque você está lendo isso agora. Eu sei disso porque foi praticamente o que aconteceu comigo. E por observação própria, esses são os motivos que desanimam muitos.

Mas OK, o que o CodeWalkers tem de diferente? Calma, jovem, que a resposta já vem logo em seguida. O projeto nasceu de duas pessoas (agora são três) que por acaso estavam perambulando pelo Telegram. Concordamos que material existe aos montes espalhados pela internet (sendo uma boa parte deste gratuito). Também concordamos que esse material geralmente está disponível em inglês, deixando muita gente que fala português excluída de uma chance de aprender. Outro obstáculo é boa parte do conteúdo ser pago. Não que somos contra as pessoas que utilizam seu talento para dar aulas como sua carreira profissional. Mas nosso projeto tem o compromisso de ser sempre gratuito. Observamos também o que parece ser falta de empatia dos mais experientes para com os calouros. Falta ser “um pouco de psicólogo” para perceber os diversos tipos de dificuldades que até eles passaram quando eram mais novos.

Pensando nisso tudo que os idealizadores desse projeto, mesmo sabendo só o básico de programação, resolveram criar um lugar que eles pudessem contar sua jornada nesse mundo maravilhoso e louco. E como eles são pessoas diferentes, progredindo diferentemente, eles aprendem um com o outro. Mas não é só isso, vai ser um blog para incentivar todo mundo a não desistir e contar suas histórias também nos comentários.

E o diferencial? Pode parecer clichê, mas vão ser justamente os calouros (nós e vocês), que vamos preencher de conteúdo esse projeto. Vocês vão poder expor sua história também nos posts, mesmo que não sejam regulares (sabemos como a rotina é corrida hoje em dia). Um outro diferencial, justamente para ser inclusivo, é fazermos questão que tudo seja explicado da forma mais simples possível (no nível de um pai/uma mãe ensinando seus filhos pré-adolescentes). Conforme fomos tendo uma quantidade considerável de material sobre o básico, a intenção é fazer uma wiki com toda essa valiosa informação. Inclusive de assuntos mais complexos. Os mais experientes também vão ter vez se mantiverem sempre em mente que são “aprendizes eternos”. Este projeto nunca vai ser um local para os seniores massagearem seus egos. Se eles acharem que não tem nada mais a aprender, infelizmente esse projeto não serve para estes. Aqui a palavra de ordem é ajudar e ser ajudado. É clichê? Pode ser. Mas nós idealizadores sentimos que precisamos criar esse projeto para acabar com o abismo no progresso que nós mesmo sofremos e por não pensarmos em desistir, juntarmos forças pra todos serem bem-sucedidos.

E aí? Topa essa jornada com a gente? Quer aumentar sua força para poder voar alto, se possível até em outras galáxias? Então hoje mesmo você se torna um CodeWalker, alguém que tá sempre está procurando soluções através das linhas de código. É também aquele que sempre quer adquirir e compartilhar conhecimento. Para ajudar a todos a se socializar, criamos um grupo no Telegram. Não deixe de fazer uma visita por lá. Até o próximo post :)


Voltar para o blog