Os criadores desse projeto se encontraram por acaso num grupo no Telegram. O que possibiltou e provocou afinidade entre eles foi o fato deles não trabalharem na área dev ainda, mas ainda buscando conhecimento. Insatisfeitos com o que estava disponível para calouros como eles aprender sobre esse mundo superinteressante da programação, resolveram criar esse projeto: o CodeWalkers. Um projeto que permita que todos sejam iniciantes, onde nenhuma pergunta é simples demais pra ser levantada. Assim, os mais experientes podem contribuir com o que sabem, mas que ainda assim podem aprender como todo bom calouro que todos nós somos :) Seja feliz sendo um eterno aprendiz!

Pois mais que as palavras acima expliquem como surgiu esse projeto de nós todos, algumas diretrizes ampliam o pensamento inicial e praticamente são nossa missão. Segue abaixo essas diretrizes:

1) Agregar o máximo de informações que pudermos preferencialmente no idioma português brasileiro. Iremos contrabalanciar o conteúdo em diversas seções e subseções, além de tags especificas. Será aberto aos membros do projeto oportunidades para “botarem a mão na massa”, exercitando o que acabarem de aprender nas próprias postagens. Enquanto o projeto não tiver uma quantidade de material próprio, os membros terão oportunidade pra se apresentar e compartilhar suas experiências pessoais e desafios. O derradeiro objetivo será montar uma wiki com toda essa informação coletada. Qualquer coisa interessante que não veja a luz do dia, por ainda não termos preparado uma postagem especial pra isso, será incluída nos canais do projeto (O canal em português brasileiro e o em inglês).

2) O conteúdo será sempre gratuito. Apesar de no futuro decidirmos por aceitar doações e criar itens personalizados pra vender (a galera gosta disso), o projeto nunca vai deixar que nenhum viés interfira na imparcialidade do conteúdo e/ou para favorecer alguém. Porém, quem se comportar como troll ou hater será removido do projeto.

3) Todo membro deve se considerar como eterno aprendiz, nunca como se fosse portador da verdade absoluta. Aqui podemos destrinchar dois pontos importantes: os mais experientes serão sempre bem-vindos a externarem seus conhecimentos e sugestões, porém sem tom de soberba. Outro ponto é que toda matéria publicada pode ser editada no futuro para deixar ela mais esclarecida. De preferência que o texto seja tão lúdico como puder ser. Costumamos falar que o bom material é aquele que até uma criança do primário possa entender. No geral, são material que fazem poucas suposições sobre o conhecimento do leitor e explicam o assunto em todos os seus detalhes.

4) Acessibilidade e disponibilidade do conteúdo. Não só o conteúdo, mas a forma com que esse aparece nos dispositivos é importante. Devemos montar um layout que não seja impecilho até mesmo pro pior dispositivo que existe (e que tenha acesso à internet.

Ufa, coisa à beça, né. rsrsrs pra finalizar, quem quiser conectar essa leitura com o post/manifesto de boas-vindas, vai se sentir muito mais completo para participar nesse projeto e ser um CodeWalker :)